quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Informática: Como organizar seus contatos para networking

Faz um tempinho que não proseamos sobre a nossa área profissional e lendo o BLOG OZ http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/materias/ver/1025/como-organizar-seus-contatos-para-networking ) deu a idéia de partilhar com vocês na integra o que li e que é interessante.

Como manter uma agenda de contatos profissionais atualizados!

Parece uma tarefa bem difícil com esse corre-corre que a nossa vida enfrenta, mas conclui que devemos e podemos tentar, pois o mercado exige sempre mais dos profissionais independentemente da área!

E como dizia William Shakespeare "Não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte."

Meus Pais e Eu na Defesa do Meu Mestrado

Aqui eles dão a dica do Likedin e a pouco tempo eu cadastrei meu currículo e se você quiser dar uma olhada olha o link: http://www.linkedin.com/profile/view?id=39020464&locale=en_US&trk=tab_pro

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Como organizar seus contatos para networking


Saiba como organizar seus contatos e manter uma rede de contatos ativa e atualizada


Não importa se você está confortável em seu posto de trabalho ou procurando emprego: nos dias de hoje, manter uma rede de contatos ativa e atualizada é requisito básico. Ter à mão o telefone daquele fornecedor capaz de resolver seu problema de última hora ou lembrar do aniversário de um ex-colega pode ser o diferencial para quem quer ser reconhecido na empresa ou lembrado para futuras propostas.

Imagem do BLOG OZ
Assim como em outras áreas da vida, na formação do networking (expressão em inglês usada para definir a rede de contatos de trabalho), a organização é tudo. De nada adianta conhecer pessoas interessantes em um curso, por exemplo, e esquecer os cartões de visita no meio da apostila ou voltar para casa com os nomes e telefones anotados em papeizinhos que acabam se perdendo. A melhor forma de manter esses contatos organizados depende da preferência e dinâmica de cada um. Algumas opções:

Agenda papel:
Ela pode parecer obsoleta, mas a boa e velha agendinha de papel ainda tem seu valor. Não está sujeita a panes de sistema (quem não teve um amigo desesperado após perder todos os contatos do seu celular, por exemplo?), é barata e facilmente manuseável. A dica é anotar tudo a lápis, o que evita rasuras ao atualizar números de telefones que vivem mudando, por exemplo.

 Agenda do celular:
Com sistemas operacionais cada vez mais completos e a vantagem da portabilidade, as agendas dos celulares servem para anotar quase tudo. Como o aparelho é muitas vezes alvo de furtos ou panes de sistema, convém manter um backup da agenda para não perder todos os contatos de uma hora para a outra.

Planilha:
Quem prefere centralizar todos os contatos no computador pode optar por uma planilha, com os dados úteis divididos em colunas e os tipos de contato em abas (por exemplo: uma aba para ex-colegas de colégio, outra para fornecedores, outra para amigos). Lembre-se de enviar periodicamente para você mesmo a planilha ou copiá-la em uma pen drive, para garantir acesso aos dados mesmo longe do computador em que ela está salva.

 Documento de texto:
Por mais simples que a solução possa parecer, concentrar todos os seus contatos em uma lista simples em um documento de Word ou bloco de notas tem como vantagem o rápido acesso aos nomes. Com um simples “Ctrl+F”, você pode digitar uma palavra-chave (como o sobrenome ou profissão) e ir direto ao ponto. Aqui também vale a dica de enviar periodicamente o documento por email ou copiar em um pen drive.

Ferramentas específicas:
Softwares específicos para a organização de contatos, como o Microsoft Outlook 2010 com Business Contact Manager, ajudam a realizar a gestão de clientes e contatos. Sites como LinkedIn (http://br.linkedin.com/), uma rede social voltada para o networking, ajuda na formação da rede. Criar seu perfil e manter seus dados atualizados pode ajudar na hora de encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede.

Arquivos de papel:
É possível criar um banco de dados mais completo, reunindo artigos de jornais e revistas e folders, por exemplo, com um arquivo de pastas suspensas. Procure etiquetar cada pasta por tipo de contato ou ordem alfabética de sobrenomes.

Checklist: os dados que valem ouro
Seja qual for a forma escolhida para organizar seus contatos, alguns dados são sempre úteis e devem ser mantidos atualizados. Quando for adicionar um contato, anote:
• Nome completo

• Telefones
(celular, comercial e residencial)
E-mail
• Endereço

• Profissão / empresa

• Referência
(como foram apresentados, de onde se conhecem)
• Data de nascimento
(para mandar uma lembrança ou um email na data, conforme nível de proximidade - o importante é lembrar!)
• Tags:
palavras-chave pelas quais você pode procurar pelo contato (como  “gerente, administração, operadora celular, São Paulo”)
• Foto:
anexar uma foto ao contato ajuda a lembrar de suas feições na hora de encontrar novamente,
• Observações:
neste campo, anote informações que podem ser úteis em um futuro contato, como uma ideia que a pessoa lhe trouxe ou o assunto sobre o qual conversaram. Se você ficou de enviar um email, por exemplo, é interessante anotar para pedir feedback na próxima oportunidade. No caso de fornecedores e clientes, convém anotar também experiências negativas que podem ter acontecido. Pode evitar a indicação de algum profissional que não prestou bem o serviço, por exemplo.


Pensamento: "Plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores." (William Shakespeare)

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