quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cantinho da Fé: Os significados da Páscoa Cristã – Domingo de Ramos


Bom Dia Meninas!

Não sei como vocês estão, mas por aqui as coisas estão mais ou menos! Sabe não gosto de ver meus amigos sofrendo e hoje meu coração está unido a todos aqueles que por algum motivo está com problemas! E o pedido do Dedinho de Prosa é que Deus, o Pai, Filho e Espírito Santo tenha piedade, cura, salva e liberta a todos nós!

Como disse vou postar alguns significados da Páscoa a Festa Cristã e o assunto é o Domingo de Ramos, que acontece neste dia domingo, dia 17 de Abril de 2011.


O texto explicativo abaixo é retirado do site Catequisar - 

http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/semanasanta/14.htm

♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥

A Semana Santa é o grande retiro espiritual, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

♥ No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.


No início da celebração, antes da procissão, é proclamado o evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, rompendo os esquemas de poder, montado num humilde jumentinho. A cavalgadura não é dos poderosos, mas a dos pobres e despojados. E recebe o reconhecimento da multidão: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!”


O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rápido. Ela nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas na eternidade, que aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai.


A entrada do Salvador em Jerusalém é anúncio e figura da ressurreição. Mas vai, além disso: é o anúncio da vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos para fazer entrar na Nova Jerusalém (o céu) todos que o seguiram com fidelidade.

A liturgia de Ramos resume e prepara a grande celebração da morte e ressurreição do Senhor. De um lado aclamamos Jesus, rei humilde, servidor do povo, glorificado pelo Pai e constituído Senhor do universo. Depois, na Liturgia da Palavra, é proclamado o evangelho da paixão e morte de Jesus, colocando os fiéis diante da realidade da cruz, sinal máximo do amor de Deus pelos homens.


A liturgia das palmas antecipa neste domingo, chamado de páscoa florida, o triunfo da ressurreição, enquanto que a leitura da Paixão nos convida a entrar conscientemente na Semana Santa da Paixão gloriosa e amorosa de Cristo o Senhor. ♥

♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥ ♪ ♥

Professor Felipe Aquino ensina também que:

Os Ramos sagrados que levamos para nossas casas após a Missa, lembram-nos que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

O domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja, e conseqüentemente a nossa também, é a luta contra o pecado.


O domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciar a nós mesmos, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas. Ele nos arranca das comodidades, das facilidades, para nos colocar diante Daquele que veio ao mundo para salvar este mundo.


Pensamento: "O amor não desiste perante o impossível, não desarma perante a dificuldade."

2 comentários:

  1. Oi Dani bom dia!
    Hj acordei com uma enxaqueca terrível, não sei se é algum sinal de alguma enfermidade que vem por aí. Bom peço a Deus que não...
    Coincidências ou obra de nosso amado Jesus, eu estava ajudando minha filha com a lição de catequese,onde o assunto era justamente sobre o Domingo de Ramos, abro seu blog e encontro ali algumas respostas...
    Obrigadinha.
    Abraços e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Gê se Deus quiser não será nada!

    Menina você não sabe como fico feliz em ajuda-la, saiba que quando escrevo algo sobre fé, partilha, sinto que não agrada... Porém sem esse pilar como vamos ter forças?!

    Mil beijos

    ResponderExcluir