quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cantinho da Fé: Símbolos da Páscoa

Olá Pessoal!

Como estão todos?

Eu estou vivendo uma semana feliz, por mais que difícil seja o dia a dia e claro a dor quando vemos pessoas que amamos sofrendo por injustiça desse mundo, tem sido uma semana realmente santa...


Tudo fica diferente, é bom contemplar Deus sorrindo através desse sol lindo e céu azul, e quando acontece um dissabor já penso nas dores da Paixão que o Nosso Senhor sofreu e sofre por cada um de nós! Por isso eu digo por mais que o problema não tenha solução aparentemente eu creio que Deus antecipará esse milagre!
 

Fora que o Aroma da VIDA NOVA que fica no ar com a Páscoa é impressionante! Páscoa é realmente a Ressurreição! Amado Deus Ressuscita em mim e em todos da minha casa e família a verdadeira vida e a liberta-nos de toda opressão.

Semana passado eu disse que queria deixar aqui o significado dos símbolos da Páscoa, como o coelho e os ovos. E fui pesquisar, e hoje lendo o BLOG do Padre Joãozinho ele trouxe de maneira tão sábia a explicação e eu coloco abaixo junto com o link da matéria! Assim você pode também conhecer o Blog desse Padre que sempre nos enriquece.



*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

Você sabe o significado do Coelho e dos ovos de Páscoa?

Acabei de voltar do supermercado. 
Nem bem começou a quaresma e já estavam montando montanhas de ovos e coelhos de chocolate. Impossível dizer não para nossas crianças. Todos querem ganhar um coelhinho… nem que seja pequeno. O que fazer? Sugiro que você nesta páscoa dê coelhos e ovos moderadamente para seus amigos e familiares. Mas não deixe de explicar o significado. 


Desde os tempos mais antigos, antes mesmo do cristianismo, no antigo Egito, o coelho já era visto como símbolo da fertilidade. Os judeus assumiram este símbolo. Porém ele não está na Bíblia.

O cristianismo deu novo significado à pascoa judaica. Agora entendemos páscoa como a celebração da ressurreição de Jesus

Aos poucos a cultura popular foi adotando o coelho como um dos símbolos da ressurreição, pois diz a crença popular que este animal é um dos primeiros que acorda.


Ora a ressurreição teria acontecido de madrugada. Coelhos madrugadores seriam as testemunhas do maior milagre da história. 

E o ovo? Não é difícil explicar.


Além de representar a vida, um novo nascimento, o ovo é símbolo do Cristo que rompe a pedra do sepulcro, assim como a ave precisa romper a casca do ovo para nascer

Nesta páscoa vamos aproveitar o tempo entre uma compra e outra no supermercado para dar catequese para nossas crianças. Depois deixe o seu comentário aqui neste BLOG. 

FELIZ PÁSCOA!

Padre Joãozinho, scj on abril 20th, 2011

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

Bom espero que isso mate a nossa curiosidades de saber da onde surgiu o coelhos e os ovos!


Feliz Páscoa! Que todos nós tenhamos uma vida repleta da verdadeira paz e prosperidade!

Pensamento:  ♥ Precisamos ser prontos para escutar e lentos no falar. (cf. Tg 1,19). Quando aprendemos a escutar, evitamos o mal-entendido e adquirimos o autodomínio, porque temos tempo para refletir, rezar e responder coerentemente, evitando julgar pelas aparências e ser grosseiro com as pessoas. O Santo Padre Pio dizia: "Quem fala, semeia; quem escuta, colhe". (Luzia Santiago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário