sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cantinho da Fé: Tríduo Pascal


Bom Dia!

Da minha janela vejo o céu e o reflexo do sol na grama verdinha e isso é tão bom! Como é bom contemplar a beleza da natureza e algo tão simples e ao mesmo tempo grandioso como o céu azul e o sol reinando...


E contemplando tudo isso resolvi escrever sobre o Tríduo Pascal, é assim que chamamos os três dias de oração em que o povo se reúne para rezar e re-viver todos os momentos da paixão de Jesus nosso amigo e Senhor!

 
O tríduo inicia na quinta-feira santa, esse ano no dia 21 de abril de 2011, e nessa celebração re-vivemos o Lava Pés e a Santa Ceia.

Depois temos a sexta-feira santa, onde o nosso coração silencia na espera da vida nova que está por vir!

No sábado é como o nome diz o Sábado de Aleluia onde que na vigília toda a assembléia celebra a vitória de Jesus sobre a morte!



Depois da vivencia desses três dia temos a festa MAIOR a PÁSCOA a Ressurreição! E ai vem a tradição de presentear com chocolates que pois se trava da energia, e o coelho a prosperidade!


Vamos conferir...

♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫

O momento forte da Páscoa é o Tríduo Pascal.

Começa na Quinta-feira Santa e termina no Sábado Santo com a Vigília Pascal.

No Tríduo Pascal celebramos cada um desses aspectos da morte e ressurreição de Jesus.

Na Quinta-feira Santa temos o símbolo por excelência, que é a Eucaristia.

O pão e o vinho, a mesa e o altar nos reportam para a última ceia de Jesus que, antes de morrer, quis ter este momento particular com seus discípulos e, hoje, com todos nós.

Outro rito da Quinta-Feira Santa é o Lavapés.


Celebrar a Eucaristia é também lavar os pés dos irmãos e irmãs que convivem conosco hoje.

Na Sexta-feira Santa temos o grande símbolo que é a Cruz. Da morte, da dor, do sofrimento, da entrega. Jesus não veio para ser servido, mas para servir, para dar a vida por todos nós.

No Sábado temos os quatro grandes símbolos. Em primeiro lugar o Círio Pascal, a luz. Luz de Cristo que rompe as trevas e ilumina toda a escuridão do mundo.

O segundo símbolo é a Palavra proclamada. São nove leituras previstas para essa noite que nos proclamam a Boa Nova. Escutamos, através das leituras, como Deus, ao longo da história, foi se manifestando no meio de seu povo.

O terceiro símbolo e a água. Pois nós abençoamos a água na qual serão balizadas as crianças, os jovens, os adultos. Nós, que já fomos batizados, renovamos a nossa fé com a aspersão sobre nós, recordando nosso batismo.

Quarto símbolo é novamente a Eucaristia. Que é a conclusão dessa celebração. O momento alto desse Tríduo Pascal é a Eucaristia.

Todos os símbolos, os hinos, os cânticos, a palavra, as leituras são importantíssimas em todas as celebrações pascais, pois elas nos dão o sentido da morte e ressurreição do Senhor. Isso vai criando em nós urna mística, um clima que envolve toda a nossa vida.

Pe Carlos Gustavo Hass
Revista de Aparecida

♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫

Ainda para essa semana vamos colocar os símbolos da Páscoa!
Mrs Pepper.







Pensamento: "O bonito me encanta. Mas o sincero... Ah! Esse me fascina." (Clarice Lispector)

Nenhum comentário:

Postar um comentário