quinta-feira, 10 de março de 2011

Cotidiano: História do 8 de março

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Audrey Hepburn - Exemplo


.♥.♥.♥.♥.♥.
Em meio a todas as conquistas que a mulher tem conseguido não podemos jamais esquecer a Mulher das mulheres, Maria, isso mesmo, ela mudou a história de um povo e de um mundo! Isso dizendo sim aos planos de DEUS e indo contra aos costumes da época onde a mulher era nada, Maria se mostrou forte, inteligente e ao mesmo tempo doce, linda, mãe, filha e a Preferida do Pai!

Lutar pelos ideais sem perder a nossa essência é algo supremo!

E vendo as mulheres que a igreja destaca não tem como não ficar admirada, pelas lutas, conquistas, mas ao mesmo tempo a fé, obediência onde muitas vezes o silêncio fala mais alto e conquista grandes vitórias! Esse silencio de falar na hora certa e palavra certa...

Destaco aqui o que João Paulo II, diz sobre Teresinha, isso mesmo, Santa Teresinha do Menino Jesus, a qual escolhi como minha madrinha e amiga na fé!

No dia em que recebeu o título de doutora da igreja, o Papa João Paulo II, afirmou que Santa Teresinha não só entendeu a profunda “verdade do amor, como centro e coração da Igreja, como o viveu intensamente em sua breve existência”.

“Essa convergência entre doutrina e a prática concreta, entre a verdade e a vida, entre o ensinamento e a prática, resplandece com particular claridade nesta santa, conventendo-a em um modelo atrativo, especialmente para os jovens e para os que buscam o sentido de sua vida", afirmou João Paulo II.

Um caminho “pequeno” que está disponível para todos, reforçou o futuro beato. “Um caminho de confiança e de entrega total à graça do Senhor. Não se pode subestimar esse caminho, como se fosse menos exigente. É realmente um desafio, como sempre é o Evangelho”.

João Paulo II conclui afirmando que Santa Teresinha é “uma santa que permanece jovem, apesar do passar dos anos, e é apresentada como modelo eminente e guia no caminho dos cristãos no nosso tempo, no terceiro milênio”.





Deixo aqui com esse post um abraço e felicitações pelo nosso dia, por todas as nossas lutas e conquistas, digo lutas aquelas que só a nossa alma entende e sonha!

Desejo também FELIZ ANIVERSÁRIO para a minha prima Maira, que comemora no dia 08 de Março o DOM da VIDA! Parabéns! ♥

Pensamento: "... triste da mulher que acha que sua missão é limpar uma casa. Triste de fato! Mas que coisa linda quando a mulher ama seu marido, sua família, ela não está limpando uma casa, ela está preparando um Santuário de Deus" Padre Leo

Nenhum comentário:

Postar um comentário