sábado, 12 de março de 2011

Saúde: Enxaqueca?! Sim EU SOFRO com essa DOR Horrível!

Ontem tive uma crise horrivel de enxaqueca e por isso resolvi escrever sobre o assunto.

 
Confesso que isso me incomoda horrores pois dá impressão que não nos cuidamos ou alguém sempre acha que é "corpo mole" ou fita...

Enfim o que escrevo aqui é um desabafo de quem já passou por vários tratamentos e que é vítima dessa tal de enxaqueca! E principalmente vítima da língua de pessoas que não entendem essa dor horrível e que em vez de ajudar só criticam!

Meu último tratamento era tomar Propanolol, Meio no café da manhã e Meio no jantar e quando a crise vier tomar o Tiragesix, mas ontem não deu nada certo e o resultado foi parar na Emergência da Unimed onde tive a companhia da minha irmã Natalia @nicillini e a noite o zelo do meu esposo @arypimentaf.

Graças ao Papai do Céu, ELE envia anjos a ficar comigo! Amo vocês! 

Mas você sabe o que é a enxaqueca?

Veja o que diz o site Enxaqueca – 



A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e também de uma predisposição genética (Detalhe meu caso, herdei isso do meu avô). 

O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com muito pouca dor de cabeça. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa.



A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de "pressão para fora", como se a cabeça fosse explodir.
A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna.

Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados. 

A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça.

A crise de enxaqueca pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes.
Entre outros sintomas da enxaqueca, estão incluidos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarreia, podendo também ocorrer as manifestações visuais já descritas. 

A frequência da dor de cabeça da enxaqueca é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia, no caso da cefaléia-em-salvas.

A cefaléia-em-salvas é uma variante rara da enxaqueca, que acomete muito mais os homens.

A dor de cabeça da enxaqueca pode ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualquer atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho  (Meninas, essa descrição é o que sinto...).



Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (EU). Ao fim de uma crise de enxaqueca, o paciente sente-se como que de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.




Todos esses sintomas como disse são os meus...

Cura?! Por Deus estou esperando, pois não gosto de fazer parte do senso que tem enxaqueca, eu só quero ser normal!

Bom espero que esse post também diz algo a você, que assim como eu sofre com essa dor!

Há como me sinto hoje?

Estou zonza, lenta e querendo paz... PAZ na cabeça!

Até a próxima,

Mrs Pepper.











  

Pensamento: "Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário